CABELO AFRO E COLORAÇÃO: O QUE VOCÊ DEVE SABER
Falar de mulheres negras com o cabelo colorido é um assunto que eu amo especialmente porque ao longo dos anos, mulheres de todo o mundo passaram a utilizar a cor do cabelo também como uma ferramenta para expressar sua individualidade. Mas a gente sabe que o cabelo afro tende a ser naturalmente um pouco mais fraco por conta da estrutura do fio, e por isso, antes de se aventurar em uma tintura, é importante entender algumas regras fundamentais sobre o processo de coloração de cabelo. Isso pode ajudar a prevenir os danos e pode ajudar qualquer pessoa a chegar na cor dos sonhos.
Negras e o cabelo colorido: considere o tipo de tinta de cabelo
No mercado de cosméticos não é preciso pesquisar muito para encontrar várias marcas que prometem deixar o seu cabelo com as cores mais variadas. Existem vários tipos de tintas formuladas para mudar o tom de um cabelo; e apesar de todas estas fórmulas serem seguras (afinal, se estão no mercado é porque foram liberadas ela Anvisa), algumas são bem mais adequadas para cabelos étnicos do que outras. Vou explicar um pouco sobre os tipos mais conhecidos:
Tinturas laváveis
Suaves e fáceis de serem aplicadas, estas tinturas de cabelo geralmente são livres de amônia e de peróxido. Elas são bastante usadas para dar brilho ao fio, e representam uma ótima opção para pessoas que não têm tempo para visitar salões de beleza regularmente – a tintura pode ser facilmente mantida em casa. A vantagem é que esse tipo de tintura também é segura para cabelo relaxado. A desvantagem é que, como o próprio nome diz, ela é lavável, e sai ao longo do tempo. Por isso, deve ser reaplicada de tempos em tempos. Ela também não clareia o fio.
Tinturas temporárias
Como o próprio nome diz, as tinturas de cabelo temporárias duram apenas até o próximo uso de shampoo. Assim como as laváveis, elas não clareiam o cabelo e são completamente livres de químicos. Essas cores têm a função de apenas cobrir a superfície os fios. Por conta disso, elas também podem ser usadas em cabelos relaxados, sem grandes problemas.
Tinturas semipermanentes
Bom, essas cores têm fórmulas que funcionam de maneira semelhante às tinturas laváveis e temporárias. A vantagem aqui é que elas duram um pouco mais do que as duas primeiras. A cor é aplicada ao cabelo e depois selada com o calor do secador por cerca de meia hora. Novamente, esse tipo de tintura é livre de químicos e pode ser aplicada seguramente em cabelos afros com procedimentos químicos. No entanto, eles não mudam a cor do cabelo drasticamente e geralmente duram cerca de 24 lavagens.
Tinturas permanentes
As cores permanentes oferecem mudanças significativas nos fios e utilizam tanto a amônia, quanto o peróxido. Por isso, é bem recomendável que elas sejam aplicadas por profissionais. A cor não sai com as lavagens, e só mostra mudanças quando o cabelo cresce. É interessante fazer retoques a cada quatro ou seis semanas. No caso do cabelo afro, é importante visitar um colorista profissional, especialmente se o cabelo já foi processado de alguma forma.
Comentários
Postar um comentário